QUEM SOMOS?
EMAKHUWA “ Consultoria e Serviços” – Sociedade Unipessoal Limitada (ECS), é uma pessoa colectiva de direito privado, dotada de personalidade e capacidade jurídica, com autonomia administrativa financeira e patrimonial e é uma pessoa de natureza lucrativa.
A sociedade tem a sua sede na cidade de Nampula e poderá criar sucursais, filiais agências, delegações e outras formas de representação no território nacional e no estrangeiro desde que devidamente autorizado pelo órgão de tutela.
- MODUS OPERANDI
Missão: Promover a identidade cultural e linguística do povo moçambicano através da Formação e divulgação dos valores culturais.
Visão: Contribuir para o fortalecimento da língua e cultura Makhuwa impulsionando o desenvolvimento do mosaico cultural e desenvolvimento do país.
Valores: Os nossos valores norteiam 4 princípios, a saber:
- Comunicação: valorizamos um ambiente de trabalho aberto, onde para cada pergunta existe uma resposta e as decisões são de equipa.
- Profissionalismo: a nossa intervenção é guiada por padrões de qualidade partilhados por todos os nossos colaboradores, parceiros e clientes.
- Responsabilidade: acreditamos no poder da cultura do bem servir porque os clientes são o centro da nossa operação e não conhecemos limites enquanto não estiverem satisfeitos.
- Integridade: promovemos uma equipa coesa visando a humanização do local de aprendizagem e de trabalho para todos integrantes.
- ÁREAS DE INTERVENÇÃO
- Consultoria em Comunicação;
- Leccionação, realizando actividade de ensino e formação de cursos intensivos de curta duração;
- Traduções linguísticas;
- Serigrafia e Serviços de Cópias;
- Comércio a Retalho.
A Sociedade poderá ainda exercer outras actividades conexas, complementares ou subsidiárias do seu objecto principal, podendo ainda praticar todo e qualquer acto de natureza lucrativa, permitido por lei.
HISTORIAL DA EMAKHUWA CONSULTORIA E SERVIÇOS
O surgimento da Emakhuwa Consultoria e Serviços é uma jornada de determinação e perseverança, impulsionada por uma visão de preservação da língua e cultura Makhuwa e pela missão de promover a identidade cultural do povo moçambicano. Essa história é dividida em três etapas distintas: causas remotas, causas próximas e causas imediatas.
Causas Remotas: A origem remonta ao período após a conclusão de uma formação sacerdotal de 10 anos em 2013. Nesse momento, o fundador (Pe Cantífula de Castro) sentiu a necessidade de colaborar na formação de missionários recém-chegados na Arquidiocese de Nampula. O contacto com esses missionários despertou seu interesse na língua e cultura Makhuwa. A percepção da importância de promover e fortalecer o mosaico cultural do seu povo começou a tomar forma.
Além disso, a saída de um Missionário Comboniano chamado Pe. Ambrósio, que estava envolvido em traduções linguísticas, deixou uma lacuna que levou ao encerramento da prática de traduções no Centro Catequético Paulo VI, actual Centro Sócio pastoral São Paulo VI de Anchilo. O fundador também notou que algumas famílias proíbem severamente seus membros de falar ou aprender Emakhuwa, considerando isso como algo inferior. Isso resultou em muitos jovens perdendo oportunidades de trabalho por não dominarem a língua.
Causas Próximas: Em 11 de Março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou a Covid-19 uma pandemia. Em Moçambique, o Estado de Emergência foi declarado, o que levou ao fechamento prolongado de escolas e eventos públicos. O fundador se viu com mais tempo ocioso devido a essa situação, o que o motivou a iniciar uma série de interacções no Facebook, incluindo comentários diários da Palavra de Deus e discussões sobre a língua Emakhuwa. No entanto, o impacto inicial foi modesto.
Causas Imediatas: A Emakhuwa Consultoria e Serviços foi formalmente fundada com uma missão clara e uma visão abrangente. Em 23 de Junho de 2020, o projecto tomou forma com a publicação das primeiras palavras do vocabulário Makhuwa e seus significados no Facebook. Com o tempo, a intensidade das interacções cresceu, e o fundador superou o limite de 5.000 amigos no Facebook, forçando-o a criar uma nova página.
Para acomodar o crescente número de seguidores, um grupo de WhatsApp foi criado em 28 de Agosto de 2020, onde 250 candidatos se inscreveram para aprender Emakhuwa. Após triagem, um novo grupo de nível I foi formado, com 75 integrantes que se dedicaram a um intenso programa de estudo por três meses.
Em 16 de Outubro de 2020, a Emakhuwa Consultoria e Serviços recebeu a certidão oficial e todos os documentos legais que regulamentam seu funcionamento como uma Sociedade Unipessoal Limitada, uma entidade de direito privado com personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira e patrimonial, tendo como foco principal a consultoria e prestação de serviços diversificados.
Em 5 de Dezembro de 2020, a instituição celebrou a primeira graduação de 50 estudantes que concluíram com sucesso o Curso Regular da Língua Emakhuwa. Com o passar do tempo, novos cursos foram incorporados, abrangendo diversas áreas, desde línguas até empreendedorismo e habilidades práticas.
Para se adaptar aos desafios actuais e fortalecer ainda mais a promoção da língua e cultura Makhuwa, na sua dimensão pedagógica, em 16 de Outubro de 2021, a Emakhuwa Consultoria e Serviços lançou o Jornal Wòniherya, que é editado inteiramente em Emakhuwa. Este jornal pioneiro é o único do país a ser publicado em uma língua local. Além disso, a instituição está desenvolvendo um projecto de Glamour TV.
Ao longo de sua jornada, a Emakhuwa Consultoria e Serviços evoluiu de uma interacção simples nas redes sociais para uma instituição de ensino, cultura e mídia, promovendo activamente a língua e cultura Makhuwa e oferecendo uma ampla gama de cursos e serviços para a comunidade.
Actualmente, a instituição opera nas instalações do Presbitério da Paróquia da Sé Catedral de Nampula, Rua de Mueda e tem mais de 10 colaboradores.
A ECS agradece a todos os colaboradores, formadores, parceiros, estudantes e amigos que contribuíram para seu crescimento. O compromisso é de continuar a ser uma das melhores instituições de Moçambique, promovendo a formação de qualidade e profissionalização. A jornada é um testemunho da crença de que os sonhos podem se tornar realidade com perseverança.