Polícia danifica equipamento da Rádio e Televisão Encontro durante cobertura de manifestações em Nampula
A equipa de reportagem da Rádio e Televisão Encontro (RTE) foi alvo de um incidente durante a cobertura das manifestações que ocorreram nesta sexta-feira (27/10), na cidade de Nampula. Agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) danificaram o equipamento de trabalho da estação, especificamente a câmera de filmagem.
O Secretariado Provincial do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) em Nampula condena veementemente a situação, considerando-a totalmente inaceitável, principalmente pelo fato de os agentes policiais estarem cientes dos limites da atividade jornalística e do compromisso em relatar os acontecimentos que ocorrem em determinado local.
O incidente ocorreu na Rua Monomotapa, local onde o grupo de manifestantes se reuniu para protestar contra os resultados eleitorais anunciados em 11 de outubro. A ação da polícia resultou em danos ao equipamento de trabalho da RTE, causando prejuízos à liberdade de imprensa e à integridade dos jornalistas.
No seu Comunicado, o SNJ expressa solidariedade aos colegas jornalistas que foram vítimas desse incidente, assim como à estação de rádio e TV, desejando uma rápida recuperação do trauma causado. Como representante da classe de profissionais da comunicação social em Nampula, o SNJ apela às instituições públicas e privadas, organizações e outras entidades para que respeitem a figura do jornalista, especialmente durante o exercício de sua missão, que é respaldada pela Constituição da República e por outras leis em vigor em Moçambique.
O SNJ exige esclarecimentos por parte da Polícia da República de Moçambique (PRM) sobre o ocorrido e convida a hierarquia da corporação a reafirmar, junto a seus agentes, a importância e a obrigação de permitir que os jornalistas exerçam sua função sem restrições.
Kant de Voronha