Vigiar é estar acordado tendo opção de dormir, é estar atento tendo a opção de se distrair, vigiar é observar atentamente, é espiar; espreitar; velar por algo ou alguém.
O sucesso de nossas vidas também é determinado pelo investimento que fazemos no vigiar.
As grandes empresas contratam vigias, grandes negócios precisam de vigias, presidentes de nações e suas nações, precisam de vigias, suas fronteiras precisam de sentinelas para guardar as fragilidades a que estamos todos submetidos.
Tudo em nós é frágil, e precisamos em tudo colocar segurança, proteção, cerca, para não sermos invadidos pelo que é estranho, e não sermos destruídos distraídos, sem dar sequer luta.
Todos temos nossos calcanhares de Aquiles, todos temos fragilidades naturais, pessoais, profissionais, circunstanciais, comportamentais e até espirituais, e só os que se conhecem e se vigiam, terão sucesso na vida; mas não é assim com quem não coloca limites a si mesmo, os que não se policiam são potenciais criminosos soltos na via, a espera do erro a cometer.
Primeiro, se vigiam para não destruir a ti mesmo. As maiorias das destruições da terra, são auto-destruições, são destruições promovidas ou permitidas pelas pessoas que a si mesmo causam males.
Nossos sentimentos podem nos destruir, nossos pensamentos podem nos destruir, e nossas ações, igualmente podem nos destruir, por haver essa possibilidade, precisamos sempre avaliar o que sentimos o que pensamos e fazemos.
Se um sentimento não é saudável, devemos investir em anula-lo, se um pensamento não é saudável, devemos denunciar e contrariar com outros pensamentos melhores, e se uma ação não é boa precisamos ter coragem de desfazer, corrigir, pedir perdão, compensar, e pensar formas melhores de agir;
O melhor caminho para conseguir fazer isso, é definir um padrão, uma régua por meio da qual medimos se os sentimentos, pensamentos e ações estão conforme deviam estar, e eu pessoalmente não conheço um padrão, uma régua melhor que a palavra de Deus, que é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Vigiar é colocar defesas em ti mesmo e a favor de ti.
“As relações da vida só são saudáveis quando feitas por pessoas que sabem vigiar seus sentimentos, sabem filtrar seus pensamentos e sabem medir suas ações”.
Toda produtividade é fruto da vigia. Quando vier os corpos estranhos a si, como a preguiça, procrastinação, desmoralização, desânimo, e tudo que pode ser auto-destrutivo, só seremos salvos pela capacidade de os identificar e os neutralizar.
Se vigie para não destruir os outros.
Vigiar seus sentimentos, e o que deles emanam, como raiva, ira, mágoa, inveja e tudo que pode nascer no seu coração em relação ao próximo, é o princípio básico do amor.
Vigiar seus pensamentos, é ter sabedoria para não julgar os outros sem os conhecer, não tirar conclusões precipitadas, não decidir sobre quem quer que seja, sem dar o benefício da dúvida.
Vigiar também é ter sabedoria para não deixar entrar na nossa vida, pessoas que não conhecemos bem. Assim como não posso desprezar quem não conheço, não posso aceitar quem não conheço, então um protocolo de conhecimento precisa ser ativado, com observação gradual, fiscalização permanente, processo de aproximação, testemunho e currículo que concedam dados sobre a pessoa.
Vigiar as ações, é saber o impacto de nossa ação, a utilidade dos nossos atos, a força do exemplo, e quando vivemos assim, sabendo que o outro importa, não viveremos só para nós, mas viveremos para outros também, para o bem dos outros ao redor de nós.
Família, amigos, parceiros, colegas de trabalho, colegas de escola, precisam viver o impacto positivo da nossa influência.
Sem muito alongar, desejo que possas ser um vigia de si mesmo, e vigia para tudo que pode te destruir e destruir os outros. RECOMENDO QUE SEJAS REELEVANTE.
Deus nos abençoe com esse aprendizado 🙏🙏🙏
Sónia Banguira Posse