Na manhã de hoje (13/12), na cidade de Nampula, o Arcebispo Dom Inácio Saure presidiu uma solene celebração Eucarística na qual proferiu uma homilia por ocasião do funeral do Pe. Jacinto Augusto, do clero diocesano de Nampula, celebrando a vida e legado deste sacerdote dedicado. Com 25 anos de sacerdócio, Pe. Jacinto foi recordado por sua alegria contagiante na consagração a Deus.
“O seu desaparecimento físico nos abre a esperança na vida eterna”, proferiu Dom Inácio, citando passagens do profeta Isaías sobre a superação da morte e as palavras de conforto do Apóstolo Paulo sobre a plenitude de vida advinda de Cristo. “O amor vence a morte porque Cristo venceu a morte por amor”, reiterou o Arcebispo em sua homilia.
A comunidade presente no funeral se uniu em oração, reconhecendo Pe. Jacinto como um intercessor dos vivos junto ao céu. Seu legado de alegria e devoção foi celebrado, ecoando a lembrança de um homem que irradiava amor e servidão ao longo de seu caminho como sacerdote.
Enquanto os corações estão pesarosos pela partida física do Pe. Jacinto Augusto, suas memórias e ensinamentos são lembrados como uma fonte de inspiração e esperança para todos os que o conheceram.
Participaram da celebração eucarística para além de Dom Inácio Saure, também o Arcebispo Emérito de Nampula, Dom Tomé Makhwéliha, o Bispo de Inhambane, Dom Ernesto Maguengue, o Bispo de Lichinga, Dom Atanásio Amisse Canira, sacerdotes, religiosos e leigos de diversas origens.
Pe Kant de Voronha
Que Deus o receba na sua morada santa. Força ao clero diocesano. Paz a alma do Pe. Jacinto Augusto.