Na manhã deste domingo, 17, o Reverendo Padre Cantífula, renomado Pároco de São Paulo de Yuluthi, distrito de Mogovolas, em Nampula, inaugurou o Centro Regional de Muttukhuwa para Pastoral. Esta iniciativa é um marco significativo na busca por facilitar o acesso e a formação dos agentes de pastoral locais.
Durante a cerimónia de inauguração, foram eleitos membros para compor o corpo directivo do centro. Anastácio Jurua assume como Animador Regional, enquanto João Martinho foi eleito Coordenador Regional de Catequese. Os coordenadores regionais de Jovens e Liturgia foram Mendes Salvador e Herculano João, respectivamente, e para coordenar as actividades das mamãs, foram eleitas Ilda Assane e Maria Albino.
Em seus discursos de agradecimento, os eleitos expressaram gratidão pela confiança depositada neles e apelaram à colaboração e ao engajamento de todos os envolvidos para garantir o sucesso das actividades pastorais. O Pároco Pe Cantífula, que presidiu as cerimónias, desafiou os eleitos a serem humildes e a servirem com abnegação, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, o “servo dos servos”.
Este novo centro regional tem como objectivo principal reduzir as distâncias que os agentes pastorais percorriam para participar de formações ou reuniões no Conselho Paroquial. Anteriormente, muitos eram forçados a pernoitar durante o trajecto até a sede paroquial, uma realidade que agora será minimizada com essa nova estrutura.
O Centro Regional de Muttukhuwa integra as zonas de Nahalokho, Nahavara, Manlahipa e Múmiha com cerca de 21 comunidades cristãs e surge como uma resposta concreta para facilitar o acesso, promover a formação e fortalecer o trabalho dos agentes de pastoral na região, demonstrando um compromisso sólido com a comunidade e a expansão das actividades pastorais.
Redacção