Na manhã de hoje, 13 de Janeiro, a Associação Moçambicana dos Antigos Seminaristas (AMAS) realizou sua Assembleia Geral no Seminário Propedêutico Mater Apostolorum de Nampula. O evento marcou o terceiro aniversário da AMAS desde sua criação em 27 de dezembro de 2020.
A AMAS, uma organização jovem que reúne homens e mulheres com formação religiosa católica, busca expandir seus serviços para além da província de Nampula à medida que cresce financeiramente. Com o objetivo de incrementar o dinamismo social e religioso através da ajuda humanitária, a AMAS destaca-se como uma organização de mérito, devidamente legalizada tanto na ordem jurídica nacional quanto internacional.
No discurso aos associados, a liderança da AMAS reconheceu sucessos e desafios enfrentados nos últimos três anos. Enquanto celebra conquistas como a legalização da organização, a direção também compartilhou preocupações, especialmente relacionadas à participação dos membros em assembleias e desafios financeiros.
Os membros foram encorajados a superar a apatia e a compreender que o associativismo é participação ativa. A direção destacou a importância de ampliar debates e estabelecer consensos legítimos em assembleias mais participadas.
No que diz respeito aos fracassos, a AMAS lamentou a impossibilidade de concretizar algumas agendas programadas devido à falta de fundos. Compromissos como a abertura de conta bancária, visitas a instituições como o infantário provincial e a penitenciária foram adiados.
No final da Assembleia, a presidência expressou reconhecimento aos fundadores, agradecimentos a todos os interessados na missão da AMAS e felicitações à equipe dirigente pelo empenho. Uma mensagem de esperança e desafio foi deixada aos associados, ressaltando que o futuro da associação será construído coletivamente.
A AMAS celebrou não apenas seu aniversário, mas também o espírito de irmandade, aproximação e partilha que caracteriza cada encontro, reforçando o compromisso de servir à comunidade.
Pe Cantífula de Castro
Não faltou o destaque e a vontade de ter mais membros para aumentar o número de associados.