
Senhor Director Executivo da Emakhuwa Consultoria e Serviços
Axinnaka òphéntiwa
É com imensa alegria e gratidão que vos dirijo hoje esta mensagem de homenagem e agradecimento a todos vos aqui presentes e de modo especial aos membros do Jornal Wòniherya, que durante estes três anos se dedicaram incansavelmente, mesmo sem meios, na redacção ininterrupta do nosso mensal. É um feito enorme, saber que temos capacidades e força de vontade de fazermos algo que possa contribuir para o crescimento da nossa sociedade e a difusão da nossa cultura. Com efeito, foi há três anos que nos lançamos para uma aventura que, no início parecia mais loucura do que aventura. Hoje, passados três anos, temos a certeza que foi uma ousadia que valeu a pena apostar. Na verdade, nenhum caminho que leva ao sucesso que se mostra fácil. Por isso tivemos de enfrentar várias dificuldades, incluindo incompreensões que levaram a apelidar o nosso jornal de elitista, pelo facto de ser publicado em Emakhuwa. No entanto, foi e é nosso entender que todo e qualquer empreendimento requer coragem suficiente para continuar, pois sempre haverá vozes contrárias. Passados três anos e olhando o nosso começo, estamos cientes e firmes de que estamos no caminho certo. Mais do que nos orgulharmos do que fizemos, sentimos a necessidade de arregaçarmos as mangas para manter a chama acesa e levantarmos bem alto a nossa cultura. Aliás, dizíamos no acto do lançamento da primeira edição de que o nosso objectivo é a preservação da cultura, tradição e língua do povo Macua. Nisto, estamos certos que a sua conservação, num mundo globalizado, requer uma ousadia, abnegação e sacrifício, colocando-se ao serviço dos outros, para continuar a alimentar um sonho que nem todos têm a mesma visão e percepção. E para tal, optamos por pôr por escrito aquilo que é a visão Macua do mundo e editarmos sob forma de jornal.
Nisto, o desafio lançado na primeira edição, continua vivo ainda hoje, daí que reiteramos em fazer deste jornal um lugar de aprendizagem e difusão da língua e cultura macuas. E aqui assumimos esse compromisso para os próximos tempos. Com a 37 edição, lancada na passada quarta-feira, 16 de Outubro, começamos o quarto ano do nosso jornal. É nosso desejo que os graduados na língua Emakhuwa e no jornalismo nesta instituição colaborem para o crescimento do nosso mensal. Como instituição, sabemos que precisamos de aprender mais e dai fazermos ainda bem e melhor.
Para terminar, desejamos votos de muita paz, saúde e alegria a todos intervenientes directos e indirectos que fazem com que o jornal avance. A Emakhuwa Consultoria e os seus colaboradores, o nosso muito obrigado. Que Deus vos abençoe.
Bem haja a todos.
Nampula, 19 de Outubro de 2024
Pe Bonifácio Júlio Raça