Venâncio Mondlane anuncia “tomada de posse” e promete Natal adiado para janeiro
Por Valdomiro Amisse
Numa declaração surpreendente e que promete sacudir os alicerces políticos do país, o candidato à presidência da República Venâncio Mondlane anunciou hoje, por meio de suas redes sociais, que assumirá a presidência de Moçambique no próximo dia 15 de janeiro de 2025. Autoproclamando-se como o quinto estadista do país, Mondlane discursou para os seus seguidores sobre o desfecho iminente da atual onda de manifestações, apelidada de “fase 4×4”, cujo encerramento está marcado para amanhã, quarta-feira.
Apesar de se encontrar em local incerto, Mondlane garantiu que, na próxima segunda-feira, dia 16, divulgará uma nova fase de protestos, que ele descreveu como “muito terrível”. Como confronto direto contra o atual regime, prometendo não dar trégua enquanto a população, segundo ele, continua a ser vítima de injustiças e violência sem causa legítima.
“Sem Natal nem Ano Novo”
Mondlane também fez uma declaração inusitada, ao anunciar que, este ano, os moçambicanos não deverão celebrar o Natal nem o Ano Novo. Ele justificou a medida com o argumento de que “não há motivos para festejar enquanto o povo continua a morrer sem nenhuma justa causa”. O candidato prometeu que as celebrações serão adiadas para o dia 15 de janeiro, data em que ele planeja realizar sua “tomada de posse”.
“Peço a todos os moçambicanos que preparem um bom fato, porque poderá parar o país nesse dia”, afirmou Mondlane.