Por Kant de Voronha
Arcebispo Dom Inácio Saure preside cerimônia marcada por apelo ao serviço e à paz
Na manhã de hoje, a localidade de Micane, no distrito de Moma, acolheu a solene missa de Ordenação Presbiteral de três jovens: Alex António Manuel, Amisse Mahombe Chande e Orlando Faruque. A celebração, presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Inácio Saure, Arcebispo Metropolita de Nampula, foi um momento de fé, entrega e renovação do compromisso da Igreja ao serviço do povo de Deus.
A cerimónia foi destacada como resposta concreta da Igreja de Nampula ao apelo de Cristo: “A messe é grande, mas os operários são poucos. Rogai ao dono da messe que mande mais operários para a Sua messe” (Lc 10,2). Conforme sublinhado pelo clero diocesano de Nampula, a Arquidiocese é vasta e carente de sacerdotes, o que torna o presbiterato um dom especial de Deus para a Igreja e para o mundo.
Dirigindo-se aos neo-ordenados, a mensagem do Clero enfatizou o essencial compromisso com a alegria do Evangelho e a missão pastoral: “Buscai viver e vos manterdes na alegria do Evangelho, no empenho pastoral com vista à salvação das almas do rebanho que vos será confiado” (cf. LG 28). Inspirada pelo Espírito do Senhor, a missão sacerdotal foi apresentada como um chamado a proclamar a libertação e a restaurar a dignidade dos mais pobres e marginalizados, como recordado em Lucas 4,18.
O discurso trouxe também uma profunda reflexão sobre a realidade atual de Moçambique, marcada por desafios como o terrorismo, a pobreza, o desemprego e a má assistência à saúde. Foi feito um apelo direto aos novos sacerdotes para que se abram ao serviço dos que mais sofrem, resistindo às tentações de se submeter apenas aos poderosos.
“Ser padre é abrir-se ao serviço deste povo de Deus sofredor. Não apenas estar ao serviço dos poderosos. Ouvindo a voz dos nossos Pastores da CEM, ser Sacerdote é rezarmos pela paz no nosso país.”
Encerrando a mensagem, a intercessão de Nossa Senhora, Mãe do Redentor, foi invocada neste tempo do Advento, com votos para que o ministério dos novos sacerdotes seja um reflexo fiel de Cristo, o Bom Pastor, e que eles se tornem promotores da paz na Igreja e no mundo.
A celebração reuniu fiéis, familiares, amigos e membros do clero diocesano, em uma atmosfera de profunda espiritualidade e gratidão, evidenciando o compromisso contínuo da Igreja de Nampula com a formação de novos pastores para o serviço do povo de Deus.
“Que o ministério Sacerdotal que assumis reflicta o vosso ser outro Cristo e que Ela [Nossa Senhora] sempre vos faça promotores da paz na Igreja e no Mundo”, concluiu a mensagem.
Viva! Saudações Calorosas a vossa Majestade Clerical, Parabéns pelas ordenações prebisteríferas, di-lo eu, com palavras de júbilos e de alegria. Rejubilem os corações destes neo-ordenados.
Que o Senhor Infundi nos seus corações a graça de serem firmes, persistentes, consistente, perseverantes,, na Oração, no anúncio da Palavra de Deus, e a celebração da Santa Ceia que o Senhor mandou para O celebrar.
Amém.