
NAMPULA — A mais recente edição do Jornal Wòniherya (n.º 45) foi lançada na última sexta-feira (06) com um dossiê especial de Fotojornalismo dedicado aos 50 anos da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), realçando o impacto directo dos seus programas de responsabilidade social em diversas comunidades do país, nomeadamente em Muguambane (distrito de Chicualacuala, Gaza) e no município de Boane (província de Maputo).
A edição — que coincide com o ciclo comemorativo das bodas de ouro da HCB — traz à luz histórias de vidas tocadas pela energia transformadora da empresa, não apenas na sua dimensão eléctrica, mas sobretudo social e humana.
Entre os destaques visuais e narrativos da publicação está o retrato do novo Centro de Saúde Tipo II construído de raiz em Muguambane, infraestrutura que inclui uma moderna Casa-Mãe em Espera, que oferece abrigo digno e seguro às mulheres grávidas nas vésperas do parto. A iniciativa, inteiramente financiada pela HCB, tem sido vista pelos moradores locais como “um gesto de luz que ultrapassa a electricidade: toca a alma”.
Noutra vertente, o jornal ilustra os resultados palpáveis da expansão dos programas de empoderamento económico da HCB na zona sul do país. Em Boane, jovens empreendedores beneficiados pelos projectos de apoio a pequenos negócios contam como abriram barbearias e mercearias com apoio técnico e material promovido pela empresa. “Hoje temos um espaço digno de trabalho, graças a esta parceria com a HCB”, testemunha um dos beneficiários, citado na reportagem.
O editorial da edição sublinha a importância de celebrar os 50 anos da HCB não apenas como um marco histórico da engenharia e da produção energética, mas como um testemunho do compromisso da empresa com o desenvolvimento humano e social. “O país precisa de empresas que não apenas iluminem cidades, mas que reacendam dignidades”, destaca o Director Editorial.
A Edição 45 do Jornal Wòniherya está já disponível em formato digital, e será distribuída nas plataformas digitais e grupos de whatsapps.
“A independência não é só política, é também social e económica. Com estas acções, a HCB mostra que está do lado do povo, do lado do futuro.”
— Editorial do Jornal Wòniherya, edição 45.
LEIA NA ÍNTEGRA EM PDF: 2f20a1f9-2edd-4dc9-8e7b-c4a2127ed848